Umectação Capilar. O que é, pra quê serve e como fazer.

6
Olá pessoal!

Hoje vou falar sobre a Umectação!



Pois bem, o que é a Umectação???

Umectação é uma fase complementar do CRONOGRAMA CAPILAR, ela é como se fosse uma nutrição, só que mais intensa feita diretamente com o próprio óleo, que tem que ser uns dos principais componentes das mascaras usadas na nutrição. Ela é complementar, por que não é estritamente necessária, porem é ela que pode salvar as tão temidas pontas ressecadas!!!!

Sabe quando nada dá jeito nas pontinhas do cabelo???? Umectação pode ser a solução!! 

A umectação é feita principalmente quando as pontas do cabelo não respondem ao cronograma, o que muitas vezes pode levar uma pessoa a desistir dele, sem saber que as pontas ressecadas tem outra solução ao invés da temida tesoura!!!

E embora ela seja feita com óleos, quem tem cabelo oleoso pode sim fazer umectação, desde que não passe o óleo na raiz, ou no caso de cabelos curtos, lavar eles muito bem para retirar todo resíduo que possa restar.



Posso fazer com qualquer óleo????
 
NÃO!!!! A umectação tem que ser feita com óleos 100% vegetais!!!



Óleo 100% vegetal pode ser azeite extra virgem, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de algodão, enfim, qualquer um desde que seja 100% vegetal!!!  
Geralmente eles são encontrados em lojas de produtos naturais e embora na embalagem esteja escrito oléo vegetal é bom sempre dar uma lida na composição e certificar-se de quê não contenha óleo mineral, parafina e silicones.



 


Como fazer????


Existem 3 formas de fazer, no meu cabelo a que deu melhores resultados foi a seguinte:

Lave bem o cabelo não passe nada nele e seque bem!
(se o cabelo estiver com água ele não vai absorver o óleo pois água e óleo não se misturam lembra?)
Passe o óleo do meio do cabelo pra baixo com o cabelo seco, enluvando mecha a mecha, deixe agir por no minimo 1h. Quanto mais puder deixar é melhor.
Lave novamente e aplique uma mascara, pode ser H, N ou R embora não seja recomendável fazer no dia de N, pois o cabelo pode ficar saturado.
Deixe a mascara agir o tempo recomendado, enxague e passe condicionador.

Forma 2: Antes de dormir lave o cabelo, seque bem, passe o óleo enluvando mecha a mecha coloque uma toquinha descartável e durma com ele.
No dia seguinte lave bem, passe uma mascara e depois condicionador.
Essa forma não é indicada para quem tem o cabelo oleoso, pois dormindo com o óleo no cabelo fica mais difícil de controlar se o óleo vai pegar na raiz ou não.

Forma 3: Aplique o óleo no cabelo sujo e seco, mas desde que não haja resíduos de gel, cremes ou outras coisas.
Deixe agir por no minimo 1h, lave bem passe uma mascara e depois condicionador.

Cada cabelo absorve de forma diferente, então faça das 3 formas e veja qual delas promove melhor resultado no seu cabelo...!!!


Façam e digam adeus as pontinhas ressecadas!!!!!! 




6 comentários:

Alexandra O. disse...

Gente :D
fiz a umectação agorinha, ta uma delicia este cabelo.
muito brilhante, sedoso.. lindo.
to amando ^^
eu fiz da terceira forma, deixei 2 horas, mas antes eu aqueci o azeite no micro ondas, pouquinho tempo, só pq ele aquecido, activa mais os nutrientes.
:)

Anônimo disse...

:t

Unknown disse...

Oi gostei da 3 dica, mais depois tem que hidratar msm ou a pessoa pode lava e condiciona

Unknown disse...

Oi gostei da 3 dica, mais depois tem que hidratar msm ou a pessoa pode lava e condiciona

Unknown disse...

A umectação que eu faço parece com a dica 3, mas eu faço assim; passo o óleo (óleo de rícino - passo também na raiz, por ajudar no crescimento) com o cabelo sujo, deixo agir por 2 horas, venho com uma máscara de hidratar passo por cima, deixo mais 30 minutos e depois lavo com o shampoo e condicionador.

Unknown disse...

Sou cabeleireiro e faço igual a dica 3. Minhas clientes ficam super satisfeitas. Mas uso um produto profissional com vários óleos.

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t